TERMOS E CONDIÇÕES
AVISO IMPORTANTE: AO CONFIRMAR E AVANÇAR POR ESSE PEDIDO VOCÊ ESTARÁ DECLARANDO QUE LEU E ESTA CIENTE DAS NORMAS DE USO PARA OS ENVIOS CORRETOS ASSIM COMO OS PRAZOS E VARIAÇÕES CONTIDAS NESSE DOCUMENTO. SE ENVIAR DIFERENTE DO QUE ESTA AQUI DESCRITO ABAIXO SERÁ POR SUA CONTA E RISCO.
NORMAS DA EMPRESA E TERMOS DE USO:
Siga corretamente os padrões especificados e as instruções contidas neste site, pois a Gráfica garante o prazo e a qualidade se as regras de envio, horários e criação forem seguidas á risca, a Gráfica não se compromete em revisar arquivos enviados prontos.
O envio de arquivos deve ser exclusivamente realizado via site, não serão aceitas reclamações de pedidos que não seguirem os processos normais da gráfica contido em nossos manuais de INSTRUÇÕES DE ENVIO pois os mesmo estarão em desacordo com o processo e serão impressos como enviados. Lembramos que somos uma gráfica voltada para o público profissional, de pessoas intendentes dos processos gráficos e suas limitações.
NÃO DEVOLVEREMOS DINHEIRO OU REFAREMOS MATERIAIS CASO:
- ENVIOS FORA DO GABARITO (risco de ser impresso amassado, ou fora de proporção, ou com bordas brancas indesejadas, ou com margens degoladas por falta de sangria); Caso eventualmente o produto não tenha gabarito, FAVOR SOLICITAR NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA GRÁFICA.
- ENVIO DE MAIS DE UMA PÁGINA (na frente ou no verso só será considerado a primeira página do arquivo);
- PRETO CARREGADO OU PROCESSADO (risco eminente de manchas na ipressão);
- ENVIO DE ARTES EM CORES EM RGB OU QUALQUER QUE NÃO SEJA CMYK (risco das cores virem muito diferentes do original enviado);
- FONTES E EFEITOS NÃO CONVERTIDOS CORRETAMENTE (risco de virem com textos trocados ficando dora de estética);
- ARTES ENVIADAS COM BAIXA RESOLUÇÃO SERÃO IMPRESSAS POR RISCO DO CLIENTE (risco de ficar ilegivel, serrilhado ou com forma embarçada)
#NÃO CORRIGIMOS ARTES (Se você não é um profissional, procure auxilio com um antes de enviar)
Leia com atenção todos os termos do contrato.
a) Devolução e reimpressão de materiais só serão aceitas mediante uma análise do arquivo enviado. Tendo em vista que o mesmo deverá estar dentro dos padrões descritos nas instruções.
b) Todo arquivo que recebemos fica guardado em nosso sistema por 15 dias, como garantia de originalidade, para eventuais discordâncias entre o material esperado e o impresso. O cliente poderá solicitar uma conferência se necessário.
c) Confira nossos prazos na descrição de cada produto. Todo o material que sofrer qualquer avaria de impressão, desconformidade na compra ou bloqueio por erro de criação, terá seu prazo de entrega reiniciado a partir da solução do problema.
d) Havendo de problemas (falhas) na produção de um material (impressão, corte e acabamento), nosso setor de qualidade reiniciará este processo (reprodução). Nestes casos o prazo será duplicado (produtos com prazo de 3 dias úteis terão então 6 dias úteis, etc). Caso o cliente tenha realizado um novo pedido dentro deste prazo, o item reproduzido será enviado junto a ele. Não havendo a possibilidade de realizar uma nova compra nesse período, o cliente deverá efetuar o pagamento de um novo frete para que o produto seja enviado.
e) Quando ocorrerem cancelamento de algum item da compra por problemas com o arquivo, por parte do cliente, este tem até às 12:00h do dia seguinte para reenviar o arquivo. Caso isso não ocorra o item será excluído e o cliente receberá o crédito do valor pago pelo item cancelado em forma de crédito. Neste caso não haverá recálculo do valor do frete.
f) Referente ao Transporte de Materiais: Nos isentamos de qualquer responsabilidade referente a atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, forças da natureza, engarrafamentos, máquinas quebradas, entre outros.
f.1) O Cliente fica ciente que não deverá oferecer ao seu cliente prazo igual ou inferior ao informado no site
f.2) O prazo informado no site é prazo estimado podendo ocorrer variações no prazo de entrega dependendo de fatores decorrentes da empresa logística e a entrega do produto poderá ocorrer em prazo maior ou menor ao estipulado no site.
f.3) Os locais de retirada (balcões) não possui vinculo empregatício com a Gráfica sendo estes locais de responsabilidade da empresa logística (MaisLog).
f.4) Em caso de mudança de endereço do balcão ou ponto de retirada a Gráfica fica isenta da responsabilidade de locomoção do cliente até o novo local.
f.5) Para transportes por companhias aéreas deverá ser acrescentado o prazo de fiscalização para retirada do material.
f.6) O prazo de transporte se iniciará a partir da saída do material da expedição não sendo agrupado ao prazo de produção (exemplo: Produto finalizou produção sexta-feira, entrou na expedição sexta feira sairá para transporte na segunda ou no dia útil posterior a expedição e não a produção), fica esclarecido que o produto não segue para transporte imediatamente após a produção, pois o mesmo terá que passar pelo departamento qualidade e pelo departamento de expedição e dependerá da disponibilidade de veiculo de coleta para que possa sair para transporte.
g) Não fazemos desmembramento de pedidos. Quando você comprar materiais com prazos muito diferentes entre si, saiba que o prazo que valerá para entrega será o maior. Se precisar que os produtos sejam entregues com prazos diferentes, faça-os separadamente.
h) Não aproveitamos fretes juntando pedidos diferentes. Não é possível a mudança de endereço de entrega após o pedido estar com status produção.
i) A empresa não administra créditos, por isso faça o depósito exato de acordo com o valor total do pedido.
j) Não é permitido agrupar pagamento de pedidos em um único depósito, esta prática causa transtorno e atraso na liberação financeira do pedido. Nesses casos aconselhamos compra de crédito.
k) Reclamações só poderão ser feitas no prazo de 03 (três) dias a partir da data do recebimento do material, exceto quanto as quantidades que deverá ser reclamada no ato da retirada ou da entrega.
l) Somente o site funciona de domingo a domingo. O atendimento funciona apenas de segunda a sexta-feira.
m) Não serão liberados para produção pedidos com qualquer pendência financeira.
n) Os preços praticados pela gráfica poderão sofrer alterações sem prévio aviso.
o) ATENÇÃO: Pedidos recebidos até às 12:00h, com os arquivos corretos e nenhuma pendência financeira, serão produzidos automaticamente. Depósitos realizados na “Boca do Caixa” podem demorar até 3 horas para serem confirmados, isto ocorre devido ao atraso de alguns bancos. Por isso não faça depósitos em cima da hora, pois é necessária a confirmação financeira para iniciar o processo de produção. Os pedidos com PAGAMENTO CONFIRMADO e/ou ENVIO DE ARQUIVO APÓS às 12:00h, o prazo de produção começará a ser contado a partir do dia útil seguinte, não importando o prazo contabilizado pelo site e sim o tempo de produção.
p) Acabamentos adicionais exigem maior prazo de produção, de 01 (um) a 02 (dois) dias úteis como descrito.
q) O prazo de entrega dos materiais na Sede é no mesmo dia após as 16h. Você deve somar este prazo ao prazo de produção do mesmo, para que você tenha uma previsão mais concreta de quando você receberá o seu material. Por exemplo, um cartão de visita é produzido em 3 dias; o prazo de entrega será no mesmo dia, em 3 dias após as 16h. Comprometemo-nos em garantir uma boa impressão e o cumprimento dos prazos desde que o comprador leia todas as instruções e não cometa nenhum ato que vá contra às normas da empresa.
r) O prazo de criação da arte é de 48 horas úteis para todas as grades de cartão de visita, tag, postais, banner, bloco, adesivos, ímãs de geladeira, marcador de página, receituário e timbrado. Para as demais grades deverá ser consultado o prazo. Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco através do nosso Sistema de mensagens.
s) Pedidos realizados e com pendência financeira serão excluídos após 5 dias corridos, caso o pagamento não seja efetuado. Após este período o cliente deverá fazer um novo pedido pois o mesmo não poderá ser reativado.
t) A tecnologia gráfica ainda não permite 100% de precisão nas cores, por mais moderno que seja o equipamento de impressão, a variação nas tonalidades geralmente é de 10%. A Gráfica não garante fidelidade de cor em hipótese alguma e nem garante qualquer tipo de porcentagem de variação de tonalidade ou intensidade da cor, com relação ao monitor ou provas não certificadas pelo padrão ISO coated V2 com o impresso final, pois trata-se de uma limitação de processo.
u) Cada produto vendido em nosso site tem uma especificação de tamanho, como trabalhamos com um gabarito cujo tem uma margem de sangria, os materiais são refilados e os tamanhos finais serão menores que os especificados no site, tendo esse tamanho, uma margem mínima de segurança. Deixamos claro que pode ocorrer esta variação no corte de todos os produtos, por exemplo um cartão de visitas no tamanho 9x5cm pode chegar a 4,88x8,88cm. Pode haver também uma variação de quantidade em 10% para mais ou para menos, isto se dá pela configuração da maquina onde podem ser descartadas as primeiras folhas para correção de margiamento
v) Não será possível o cancelamento de pedidos que já se encontram com o status produção. O início da produção do material se dá com o status ARQUIVO APROVADO, onde a partir deste momento o material é enviado para a PRÉ-IMPRESSÃO.
x) O prazo para reembolso de pedidos cancelados(para qualquer tipo de problema) é de 7 dias corridos. Por questões de organização interna, programamos as transferências bancárias e demais operações financeiras para toda sexta-feira. Após 7 dias corridos tambem não nos responsabilizamos por materiais abandonados na empresa, os mesmos serão descartados sem reembolso.
y) Não nos responsabilizamos por arquivos com fontes não convertidas enviados em PDF, em caso de arquivo com fontes não convertidas o mesmo poderá ser impresso com a fonte disponível no CTP na hora da impressão, não aceitaremos reclamações por falhas ocorridas devido a não conversão de fontes.
z) Tamanhos e orientações: Não nos responsabilizamos por arquivos com tamanho menores ou maiores, os mesmo serão adaptados ao tamanho padrão podendo ocorrer bordas brancas, distorções ou achatamentos, o qual não será aceito como erro de impressão, Arquivos com orientação errada em JPG poderão ser ou não colocados automaticamente em orientação correta este caso fica julgado a critério do verificador, arquivos em PDF ou CDR serão mantidas as orientações do arquivo não sendo alteradas suas posições, arquivos com camadas não são checadas as camadas por isto se atente a visualização do arquivo após conversão, pois qualquer erro referente a camadas não será aceito como erro de produção ou checagem.
O cliente também fica ciente que informações fora da margem de segurança poderão ser cortadas e que não é possível na checagem da arte como informações e escritas pois cada cliente é ciente desta regra. Caso haja corte de informações não será tido como erro de corte caso a informação esteja ultrapassando a linha de segurança do gabarito disponível no site.
Casos de Não Reprodução
1) Arquivos com fontes não convertidas
2) Arquivos com tamanhos diferentes do produto comprado
3) Informações Fora da Margem de Segurança
4) Arquivos com erro de gramática
5) Arquivos com cores Pantone ou RGB
6) Arquivos com imagens de baixa qualidade ou imagens abaixo de 300 DPI
7) Arquivos com preto carregado ou superior a 280%
8) Arquivos com cor sobreposta
9) Arquivo com artes com borda
10) Arquivos fora do Gabarito disponível no site
11) Mascaras com cor não K
12) Arquivos com Mascaras desalinhadas
13) Arquivos com informações fora da margem de segurança
14) Produtos 4x1 Arquivos do verso com cor não k (arquivo 4x1 o verso é impresso apenas o canal k, o arquivo deverá conter apenas o canal K caso o canal K esteja zerado ou abaixo de 10% o verso sairá branco)
O presente termo se condiciona a nossa central de dúvidas
Ao enviar o arquivo e realizar o pagamento o solicitante concorda com todos o termos acima e com todas as instruções contidas em nosso site.
Bordas em artes de materiais
Existe um grande problema em relação a materiais gráficos que têm arte com bordas. Quando eles são cortados pela guilhotina, as bordas não ficam com o mesmo tamanho, o que estraga completamente o material.
Exemplo de um cartão de visitas (frente e verso) com bordas.
Exemplo de um cartão de visitas (frente e verso) com bordas. Material cortado pela guilhotina.
Note que as bordas não estão com tamanhos iguais
Por este motivo, aconselhamos que você não faça artes com bordas, pois o seu material será prejudicado. Além disso, a Gráfica não se responsabiliza por problemas em materiais decorrentes de erros por parte dos clientes. Veja abaixo as imagens que explicam melhor o problema com cortes das bordas.
Na imagem acima, podemos ver que as bordas estão cortadas corretamente. Os filetes azuis em volta da imagem representam a parte da arte que foi cortada. Este seria o ideal, mas se acontecer variação no corte, o que realmente acontecerá será o corte errado das bordas. Veja na imagem abaixo.
Observe que cada extremidade da arte foi cortada com tamanhos diferentes. Por esse motivo, as bordas do material não ficaram uniformes, fazendo com que a arte não corresponda í quilo que você queria.
Manchas
Quando você for fazer um material com frente e verso, preste atenção nos tons de cores que você vai usar para ambos os lados. Se a parte da frente do seu material tiver cores com tons escuros, faça o verso também com tons escuros. Já se você for usar cores claras na frente, faça o verso também com cores claras.
Você tem a opção de fazer o seu material com tons de cores diferentes para a frente e para o verso, mas saiba que isso acarreta em manchas no material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.
Exemplo de um cartão de visita (frente e verso) com frente escura e verso claro. Note que a parte clara ficou manchada.
Este é um processo normal de impressão, mas que pode ser evitado com o simples processo de combinação dos tons das cores da frente e do verso do seu material.
Ao adicionar fundo preto chapado com fontes brancas indicamos colocar barreiras com a configuração C=0 M=0 Y=0 K=100 nas bordas da fonte de no minimo 1mm para evitar manchas e vazamento nas fontes menores que 9 pts.
Variação de cor
Existe uma variação natural de tons de cores durante o processo de impressão. Considere a variação quando estiver fazendo a arte do seu material e quando recebê-lo. Não garantimos fidelidade na cor da arte enviada.
Finalização da arte
Todo material para ser produzido deve ser criado e enviado seguindo o gabarito disponível para cada produto, também todo o arquivo deve ser convertido em curvas para textos, convertido em bitmap para efeitos e ao final ou fechamento o arquivo deve ser agrupado para que não haja objetos ou textos soltos.
Não nos responsabilizamos por erros decorrentes das descrições acima citados
Variação de quantidade
Existe uma variação natural de quantidade durante o processo de impressão. Esta variação é de 10%, para mais ou para menos. Portanto, poderão ser impressas quantidades maiores ou menores de 10% da quantidade solicitada pelo cliente. Devido a este processo, a gráfica aplica o processo padrão de colocar 25% a mais de papel na máquina, em relação a quantidade solicitada pelo cliente. Considere esta variação antes de verificar a quantidade recebida do seu material.
INSTRUÇÕES DE ENVIO E MONTAGEM
Dividimos as categorias abaixo em todos topicos principais:
• Cores e
• Fechamento de Arquivos
CORES / CINZA PARA IMPRESSÕES
Ao utilizar uma tonalidade cinza em uma arte, devemos tomar alguns cuidados para que possamos ter uma impressão de qualidade e sem divergência de cores.
As tonalidades de cinza, podem ser criadas apenas usando o canal K da paleta CMYK, veja:
Dessa forma, a tonalidade ficará mais nítida. Ainda é possível criar mais variações entre os cinzas, basta variar o canal K do 1 ao 100, no exemplo abaixo está em 33, veja:
Porque não utilizar outros canais na composição do cinza?
Aumentar todos os canais de cores sobrecarrega a impressão, o que pode ocasionar variações na tonalidade escolhida, por exemplo:
Observe que o canal K (preto) está inferior aos demais, dessa forma, as cores ciano, magenta e yellow se sobrepõe ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel a do monitor.
Devemos ter atenção para que a cor não fique muito fraca, sugerimos que utilize no mínimo 15% de cor . Veja mais informações em “marca d’água”.
CORES / FIDELIDADE DE COR
Devido ao nosso processo gráfico, não trabalhamos com “prova de cor” do material. E por esse motivo podem haver variações de cores em uma mesma produção. Sendo assim, não garantimos fidelidade da cor enviada. Nunca uma impressão será igual a outra, podendo variar até 10% para mais ou menos dependendo da composição da matriz.
CORES / PRETO E CORES ESCURAS
· Como utilizar a cor preta
Certos cuidados são necessários ao trabalhar com a cor preta na montagem das suas artes, uma vez que, sem observar algumas orientações, é possível que haja problemas no resultado da impressão, como manchas, decalques e tonalidades diferentes daquela que o cliente deseja.
Manchas: Caso o seu material tenha impressão frente e verso, tome cuidado com as cores que irá utilizar. Se a impressão da frente do material possuir cores escuras, faça a impressão do verso também com cores escuras. A mesma regra se aplica para cores claras.
Mas caso você queira mesmo assim utilizar cores diferentes, esteja ciente de que há risco de borrar ou manchar o material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.
Exemplo: Frente com tons escuros e verso com tons claros. O verso que foi impresso com tons claros borrou. O mesmo pode ocorrer com seu material.
Confira abaixo os tipos de preto e as devidas orientações para evitar problemas na impressão.
TIPOS DE PRETO
Devemos prestar atenção nos tipos de preto para impressão. Alguns merecem um cuidado especial para que não ocorram erros em sua finalização.
Confira abaixo todos os tipos de preto:
Preto Carregado
O preto carregado é um tipo de preto que não é aceito em impressões. Sabe-se que o preto está carregado quando a soma dos 4 canais da paleta CMYK supera 320%, ou seja, uma carga muito grande de tinta será liberada fazendo com que a impressão fique borrada ou cole em outros papéis.
Para verificar se o preto está carregado, execute as orientações abaixo:
Corel Draw
Selecione a ferramenta “Conta-Gotas de Cor” e coloque-a em cima de todas as áreas de preto da sua arte. Irão aparecer 4 números (referentes aos 4 canais do CMYK). Some esses números e confira se ultrapassam 300.
Ex: C90 + M85 + Y100 + K95 = 370% de cor (preto carregado)
Evite ao máximo esse tipo de preto. O mais indicado é utilizar preto fundo (C:40 M:0 Y:0 K:100) ou então preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100).
Illustrator e Photoshop
Abra a janela clicando em Color (Cor) – atalho F6 – ou por meio da opção Window (Janela), no menu. Selecione a ferramenta Eyedropper (Conta-gotas) teclando “I” e clique nas áreas pretas. As cores selecionadas serão mostradas na janela Color (Cor).
-> Continue lendo para saber mais sobre essas formas de uso da cor preta.
Caso o arquivo seja enviado com preto carregado, ele será colocado em pendência*, sendo solicitado ao cliente a correção. Somente após o reenvio do arquivo corrigido ele será encaminhado para a produção.
Como corrigir o preto carregado
O preto passa a estar “carregado” quando a soma dos 4 canais de cor do CMYK ultrapassa a porcentagem de 300%, podendo ocasionar manchas durante a impressão.
Ex: C: 100 M: 100 Y: 100 K: 80 = 380% de cor (preto carregado)
Então, em todos os textos ou curvas do seu arquivo, certifique-se de que a porcentagem total de cores não esteja ultrapassando 300%.
Caso o preto carregado esteja nas imagens é preciso que você diminua a porcentagem de cor. Para fazer isso, siga o passo a passo:
Corel Draw
- No Gerenciador de Objetos, marque a opção “Mostrar propriedades do objeto”;
- Selecione todo o arquivo e pressione as teclas “CTRL + U” para desagrupar as informações ou clique no sinal de “+”, localizado no campo “Camada 1”;
- Em seguida selecione a ferramenta “Conta-gotas de cor” e coloque em cima de todas as imagens que contenham a cor preta;
- Verifique se a soma de todos os canais ultrapassa a porcentagem de 300%;
- Caso isso aconteça, selecione a imagem, e na parte superior clique no menu “Efeitos”;
- Selecione a opção “Ajustar”;
- Para finalizar, clique em Gama. A porcentagem de cor irá diminuir, não deixando a tonalidade do seu preto carregado.
Illustrator
- Selecione a(s) imagem(ns) do arquivo, e com a ferramenta “Eyedropper Tool/Conta Gotas” verifique se as tonalidades de preto estão ultrapassando 300%;
- Caso isso aconteça, selecione a(s) imagem(ns), e na parte superior clique no menu “Edit/Editar”;
- Depois clique na opção “Edit Colors/Editar Cores”;
- Agora selecione a opção “Ajust Color Balance/Ajuste de Balanço de Cores”;
- Em “Color Mode/Modo de Cor” selecione a opção CMYK;
- Em seguida diminua a porcentagem de cores;
- Para finalizar selecione a opção “Preview” e clique em “OK”.
Photoshop
- Selecione a(s) imagem(ns) do arquivo, e com a ferramenta “Eyedropper Tool/Conta Gotas” verifique se as tonalidades de preto estão ultrapassando 300%;
- Caso isso aconteça, selecione a(s) imagem(ns) e na parte superior clique no menu “Image/Imagem”;
- Em seguida selecione a opção “Adjustments/Ajustes”;
- clique em “Curves/Curvas”;
- Em Channel/Canal, selecione a opção “Black/Preto”;
- Agora, vá alterando o marcador preto até chegar na cor ideal, que não ultrapasse 320%;
- Para finalizar, clique em “OK”.
Preto Puro (ou Preto Normal)
O preto puro é a tonalidade mais recomendada para ser usada em textos ou curvas. Ele pode ser utilizado tanto na impressão digital como em offset. O preto puro não é recomendado na utilização do fundo das artes, pois na impressão pode passar a ter um tom marrom escuro. A configuração correta do preto puro é C:0 M:0 Y:0 K:100.
Preto Fundo
O preto fundo é uma tonalidade de preto recomendada para ser usada no fundo das artes por conter um pouco de ciano em sua composição. Entretanto, ele é indicado somente para impressos em offset, pois se produzido em impressão digital o preto ficará com tom azulado. Os canais de cor desse preto são: C:40 M:0 Y:0 K:100.
O preto fundo também serve como calço para que o preto não fique “lavado”. Geralmente é utilizado em materiais como pastas, folders, etc.
Preto Linha (ou Preto Contorno)
O preto linha é utilizado para proteger os textos com o fundo preto, e deve ser utilizado como contorno em textos quando eles estiverem a frente de um fundo preto, pois a tinta poderá “invadir” as outras cores durante a impressão. Com essa proteção, os textos ficarão mais nítidos. Os canais de cores desse preto são: C: 1 M: 1 Y: 1 K 100.
Impressão do cinza
Ao utilizar tonalidade cinza em uma arte é preciso tomar alguns cuidados para evitar divergências de cores.
As tonalidades cinzas devem ser criadas apenas usando o canal “K” da paleta CMYK. Para isso, basta variar o canal “K” do 1 ao 100. Recomendamos a não utilização de outros canais de cor na composição do cinza a fim de que a tonalidade não fique esverdeada ou avermelhada. Além disso, ao aumentar todos os canais de cor há a possibilidade de sobrecarregar a impressão, ocasionando variações na tonalidade escolhida e até mesmo causando manchas.
Caso o canal K (preto) esteja inferior aos demais, as cores ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) se sobreporão ao preto, fazendo com que o resultado final de sua arte não fique fiel ao que é visualizado no monitor.
ATENÇÃO: sugerimos que, ao trabalhar com o cinza, seja aplicado no mínimo 15% de cor no canal “K”, para que a cor não fique muito fraca. Veja mais informações no item “Marca d’água”.
COMO PROTEGER CORES CHAPADAS
Recomendamos que para as cores chapadas, como por exemplo, o preto fundo (C:40 M:0 Y:0 K:100), preto puro (C:0 M:0 Y:0 K:100), entre outras com grande porcentagem de cor, seja acrescentado ao material a cobertura de verniz total ou laminação fosca, afim de proteger a impressão, evitando riscos ou pequenos decalques em sua finalização.
Verifique o exemplo abaixo:
CORES / MARCA D'ÁGUA
· A Marca d’água é uma excelente opção para utilizar na arte gráfica, porém para que a mesma saia conforme o desejado é importante seguir esta regra: a área de aplicação da marca d’água deverá ter, no mínimo, 10% de cor nos canais (CMYK) e/ou 10% de diferença entre a cor do fundo e a marca d’água, visando deixar a mesma visível na impressão.
Confira abaixo todos os exemplos com a aplicação da Marca d’água:
Marca d’água simples
Na Marca d’água simples*, indicada na imagem abaixo, a porcentagem usada nos canais de cor possuem, juntas, o mínimo solicitado de 10%, ou seja, a distribuição pode ser feita tanto na soma dos canais quanto em um canal único, isso vai variar de acordo com a composição usada.
O importante é que, independente da forma utilizada, a regra dos 10% de cor CMYK, seja respeitada.
*Marca d’água simples – fundo sem cor.
Marca d’água com fundo
Quando a Marca d’água é usada com fundo de cor próxima a regra dos 10% de diferença de cor deve ser aplicada em cada um dos canais (CMYK), ou seja, não se aplica mais na soma dos canais.
Veja que o fundo está com tonalidade mais escura (C90 M70 Y20 K20), logo os logotipos, feitos como Marca d’água, devem ter a diferença dos 10% aplicados em cada um dos seus canais de cor (C80 M60 Y10 K10).
Seguindo essa regra o efeito da Marca d’água é concedido sem que haja alteração na tonalidade de cor.
Marca d’água com fundo preto
As artes gráficas que possuem fundo preto requerem um cuidado maior no uso da Marca d’água, por isso, é importante seguir esta regra: 10% de diferença em cada canal CMY, e 15% no canal K.